Notícias

CPI da Covid ouve médica pró-cloroquina Nise Yamaguchi nesta terça-feira (1º)

Defensora do chamado "tratamento precoce" para a Covid-19, Yamaguchi deve ser questionada sobre a existência de um "ministério paralelo" da Saúde


01/06/2021 08h22

A CPI da Covid ouve nesta terça-feira (1º), a partir das 9 horas, a oncologista e imunologista Nise Yamaguchi. A médica é defensora do chamado "tratamento precoce" para a Covid-19 e deve ser questionada pelos senadores sobre a existência de um "ministério paralelo" da Saúde. A CPI investiga se havia uma consultoria informal ao governo que defendia métodos considerados ineficazes no combate à pandemia.

Em depoimento à comissão, em 11 de maio, o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, disse que Yamaguchi defendeu alterar a bula da cloroquina, durante uma reunião como o governo federal. Barra Torres explicou que a bula de um medicamento registrado só pode ser modificada pela agência reguladora do país de origem e desde que isso seja solicitado pelo detentor do registro.

Leia também: Brasil registra 874 mortes por Covid-19 e se aproxima de 463 mil óbitosRodrigues questiona quantas vidas custou as notícias falsas declaradas sobre a Covid-19 por Jair Bolsonaro

Nise Yamaguchi será a décima primeira a depor na comissão. Ela foi convidada a depor, diferentemente dos outros depoentes, que foram convocados. Desta forma, a médica não é obrigada a comparecer à sessão nem a falar a verdade.

A CPI da Covid também ouvirá Natalia Pasternak, microbiologista e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), e o doutor em virologia Átila Iamarino. Ambos são críticos da cloroquina.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças