Notícias

Luana Araújo diz à CPI da Covid que sofre ameaças desde o começo da pandemia

Infectologista presta depoimento à comissão nesta quarta-feira (2) na condição de testemunha


02/06/2021 10h53

A CPI da Covid ouve a médica infectologista Luana Araújo nesta quarta-feira (2). No início de maio, Araújo teve seu nome anunciado pelo ministro da Saúde Marcelo Queiroga para ocupar o cargo de secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, entretanto a nomeação foi cancelada dez dias depois. A comissão pretende entender os motivos da mudança.

Luana Araújo já se posicionou contrária ao uso de remédios sem eficácia comprovada no tratamento da Covid-19. A Comissão decidiu ouvir a médica antes de receber novamente o ministro Marcelo Queiroga, para que possam conhecer a versão da infectologista por não ter ocupado o cargo de secretária.

Araújo presta depoimento na condição de testemunha e deve dizer a verdade, sob risco de cometer crime de falso testemunho.

O relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL) levanta o seguinte questionamento à médica: "A Dra. Ludmila disse ter sofrido ameaças após o convite para o ministério. Vossa senhoria chegou a receber algum tipo de ameaça?".

Em resposta, Luana afirma: "Eu, como diversos infectologistas neste país, desde o começo da pandemia, sofremos diversas ameaças".

Ela ainda exemplifica: "Não saiam de casa; tomara que você e sua mãe morram". E explica: "Isso foi parte preponderante do trabalho que a gente desenvolveu desde o começo".

"Isso é uma coisa que é extremamente lamentável, não pela minha segurança propriamente dita ou a dos colegas, mas é pela perda de oportunidade de educação do nosso povo. Pela perda de transformação dessa dor enorme em uma oportunidade de crescimento pra explicar pras pessoas", completa.

Leia também: Veja o que abre e o que fecha no feriado de Corpus ChristiAuxílio Emergencial 2021: Caixa libera saques e transferências para nascidos em março

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)