Notícias

"A pandemia é sobretudo crise de confiança", diz Luana Araújo à CPI da Covid

Declaração foi dada no início do depoimento à comissão nesta quarta-feira (2)


02/06/2021 11h23

A CPI da Covid ouve a médica infectologista Luana Araújo nesta quarta-feira (2). No início de maio, Araújo teve seu nome anunciado pelo ministro da Saúde Marcelo Queiroga para ocupar o cargo de secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, entretanto a nomeação foi cancelada dez dias depois. A comissão pretende entender os motivos da mudança.

Luana Araújo já se posicionou contrária ao uso de remédios sem eficácia comprovada no tratamento da Covid-19. A Comissão decidiu ouvir a médica antes de receber novamente o ministro Marcelo Queiroga, para que possam conhecer a versão da infectologista por não ter ocupado o cargo de secretária.

Araújo presta depoimento na condição de testemunha e deve dizer a verdade, sob risco de cometer crime de falso testemunho.

Em sua fala inicial, a infectologista afirma que "a pandemia é sobretudo uma crise de confiança. Pelos nossos erros. todos perdemos a confiança do povo".

"Ciência é bem ou mal feita [...] Precisamos aprender com a nossa experiência e também com a dos outros países", diz Luana.

"É muito perigoso que cedamos à mistura aflitiva, não exclusiva nossa, de falta de informação, desespero e arrogância. Pode ser letal", acrescenta.

Leia também: Luana Araújo diz à CPI da Covid que sofre ameaças desde o começo da pandemiaVeja o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi em São Paulo

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças