Notícias

Luana Araújo diz que imunidade de rebanho dentro do Sars-Cov-2 é impossível de ser atingida

Médica foi questionada sobre a implementação da imunidade de rebanho no Brasil


02/06/2021 12h15

Em depoimento à CPI da Covid nesta quarta-feira (2), a médica infectologista Luana Araújo afirmou que a imunidade de rebanho dentro do Sars-Cov-2 é impossível de ser atingida.

Na ocasião, ela foi questionada pelo senador Humberto Costa (PT-PE). "No Brasil, o governo adotou uma estratégia de enfrentar a pandemia com a busca por uma imunidade natural, de rebanho ou coletiva. Isso justificaria as ações e omissões do governo, como por exemplo, sabotar as medidas de afastamento social, demorar na aquisição de vacinas. A senhora acredita que essa hipótese é verdadeira?", perguntou.

Para responder a esta questão, a médica explicou como funciona o coronavírus. "Nós estamos falando de uma infecção por um vírus RNA [...] RNA é um tipo de material genético que a gente tem e esse tipo de material genético que existe na natureza, ele tem uma tendência a sofrer mutações com muita facilidade", diz. "Enquanto nós estamos conversando aqui, o vírus está mutando centenas de vezes", exemplifica.

"Isso tudo é para explicar que uma imunidade de rebanho natural dentro do Sars-Cov-2 e da doença Covid-19 é impossível de ser atingida. Não é uma estratégia inteligente", afirma.

A especialista ainda explica que é possível fazer isso com a vacinação, porque "a gente consegue induzir uma resposta ao mesmo tempo e muito mais sólida, aparentemente, do que a infecção natural, e em um período de tempo mais curto. Então, a gente consegue mobilizar aquelas pessoas, o sistema imunológico delas, ao mesmo tempo de forma mais clara", diz.

"A gente atinge a imunidade de rebanho com a vacinação sem sofrimento. Eu não posso imputar sofrimento e morte a uma população simplesmente pensando em atingir uma imunidade de rebanho", acrescenta Luana.

Leia também: Principal opositora do presidente da Nicarágua é inabilitada de participar das eleiçõesProdução industrial no Brasil cai 1,3% de março para abril

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças