Notícias

Após 30 anos, Nasa anuncia duas missões para explorar Vênus

Missões Davinci+ e Veritas devem ser lançadas no período entre 2028 e 2030


03/06/2021 10h13

A Nasa (Agência Aeroespacial dos Estados Unidos) selecionou duas novas missões para Vênus, após 30 anos sem visitar o planeta. As missões tentarão entender como Vênus se tornou infernal quando tem tantas outras características semelhantes ao planeta Terra. De acordo com a Agência, Vênus pode ter sido o primeiro mundo habitável no sistema solar.

As missões Davinci+ e Veritas devem ser lançadas no período entre 2028 e 2030. A Nasa informou que concedeu aproximadamente US$ 500 milhões para o desenvolvimento de cada uma delas. 

Segundo publicação da Nasa, "Davinci+ medirá a composição da atmosfera de Vênus para entender como ela se formou e evoluiu, bem como determinar se o planeta já teve um oceano". A missão também pretende investigar os motivos da atmosfera do planeta ser uma estufa descontrolada em comparação com a da Terra e irá fornecer as primeiras imagens de alta resolução das características geológicas de Vênus.

A missão Veritas mapeará a superfície do planeta para determinar sua história geológica e entender os motivos de ter se desenvolvido de forma tão diferente em comparação com a Terra. "Orbitando Vênus com um radar de abertura sintética, Veritas irá mapear as elevações da superfície de quase todo o planeta para criar reconstruções 3D da topografia e confirmar se processos como placas tectônicas e vulcanismo ainda estão ativos em Vênus", explicou a publicação da Nasa.

Leia também: Câmara aprova MP que aumenta alíquota sobre lucro de instituições financeiras; Instituições da Secretaria de Cultura de São Paulo participam da #MuseumWeek2021

Veja o vídeo de divulgação: 


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças