Notícias

Ministro Alexandre de Moraes retira sigilo do inquérito dos atos antidemocráticos

Inquérito apura manifestações no ano passado que defenderam causas inconstitucionais, como o fechamento do Congresso e do STF


07/06/2021 13h28

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o sigilo do inquérito 4.828/DF, que investiga os atos antidemocráticos e corria até então em segredo de Justiça. No entanto, ele manteve o sigilo dos anexos, “diante da natureza de seu conteúdo”.

A decisão foi tomada na última sexta-feira (4), após a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedir o arquivamento do inquérito, e publicada nesta segunda-feira (7).  A manifestação da PGR ocorreu depois que o órgão recebeu da Polícia Federal um relatório parcial apontando a necessidade de se aprofundarem as investigações.

Alexandre de Moraes diz que sigilo sobre o inquérito dos atos antidemocráticos era necessário para cumprimento de diligências, mas que restrição não se aplica mais depois que a PF apresentou relatório parcial.

O site da TV Cultura teve acesso ao relatório parcial da PF. Leia a seguir o trecho do despacho sobre a queda de sigilo:

"No caso dos autos, embora a necessidade de cumprimento das numerosas diligências determinadas exigisse, a princípio, a imposição de sigilo à totalidade dos autos, é certo que, diante do relatório parcial apresentado pela autoridade policial – e com vista à Procuradoria-Geral da República, desde 4/01/2021 – não há necessidade de manutenção da total restrição de publicidade", escreveu o ministro.

O inquérito apura a organização e o financiamento de manifestações que, no ano passado, foram às ruas para defender causas antidemocráticas e inconstitucionais, como o fechamento do Congresso e do STF, e a adoção de um novo AI-5, o ato mais repressor da ditadura militar.

A investigação foi aberta em abril de 2020, a pedido da PGR. Moraes é o relator.

Leia também: "Não compete ao Ministério da Saúde decidir isso aí", diz Queiroga sobre a Copa AméricaCâmara dos Deputados debate reforma eleitoral e voto impresso na próxima quarta (9)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças