Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

A doação sanguínea é um ato importantíssimo. Estoques de sangue bem abastecidos são fundamentais para o tratamento de pessoas gravemente feridas e pacientes que precisam realizar procedimentos médicos como transfusões ou cirurgias. Também é vital para que pessoas com anemia falciforme (doença genética que causa deformação nos glóbulos vermelhos) e talassemia (mal que tem como uma das características a produção anormal da proteína do sangue que transporta o oxigênio para os tecidos do organismo) tenham uma melhor qualidade de vida.

O que fazer para doar sangue?

Para ser um doador sanguíneo é preciso estar em um bom estado de saúde no dia da doação, apresentar documentos de identificação, ter entre 18 e 69 anos de idade e mais de 50 quilos. Jovens com 16 ou 17 anos precisam de uma autorização dos responsáveis para realizarem o procedimento.

Requisitos específicos exigidos no período próximo à doação, segundo o Ministério da Saúde

- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

Todo o processo é seguro. Utensílios como seringas e agulhas não são reutilizáveis. Recomenda-se um intervalo de dois meses para os homens, que devem fazer o processo quatro vezes ao ano no máximo. No caso das mulheres, a recomendação é de um espaço de três meses entre um procedimento e outro, três vezes ao ano.

Veja Mais: Webstory: O que é necessário fazer para doar sangue?

Quem não pode doar sangue?

Não podem doar sangue pessoas portadoras do vírus HIV, pacientes com hepatite B ou C, doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas. Também são impedidos pacientes que apresentaram hepatite após 11 anos de idade, usuários de drogas ilícitas injetáveis, pessoas com Malária e portadores de piercings em cavidade oral ou na região genital.

Além destes impeditivos, o Ministério da saúde alerta que há outros fatores que impedem a doação do sangue temporariamente. São eles.

- Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;

- Período gestacional;

- Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;

- Amamentação: até 12 meses após o parto;

- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

- Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses;

- Extração dentária: 72 horas;

- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;

- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;

- Transfusão de sangue: 1 ano;

- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;

- Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;

- Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

O que fazer depois da doação?

Depois do procedimento é importante não fazer muito esforço físico ou atividades de risco, se alimentar e se manter hidratado com bastante água, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebidas alcoólicas por 12 horas.

Para fazer a doação, procure o hemocentro mais próximo de você. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde sobre doação de sangue.

Leia Também: Coletivo de Apoio à Maternidade Solo arrecada doações para famílias chefiadas por mulheres