Notícias

Mato Grosso do Sul transfere pacientes com Covid-19 para São Paulo

Mais de 200 pessoas estão na fila esperando por um leito para tratamento da Covid-19. Além de São Paulo, Rondônia também recebeu pacientes


07/06/2021 18h07

O estado de Mato Grosso do Sul está a beira do colapso na saúde pública. Com hospitais lotados e fila para UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), o governo estadual transferiu cinco pacientes com Covid-19 para São Paulo na noite do último domingo. Ao todo, 14 pessoas com Covid-19 foram transferidas para outras regiões do país.

Os pacientes foram colocados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e checara às 21h no aeroporto de Guarulhos. Dali, eles foram levados paro o Hospital Geral Vila Penteado e o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília.

Segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul, 271 pacientes infectados com Covid-19 esperam por um leito nos hospitais do estado. Houve um aumento de 6% na fila em apenas uma semana. Esse é o pior momento do estado desde junho do ano passado, quando o país estava na primeira onda da doença.

Dos cinco pacientes que chegaram em São Paulo, três são de Maracaju e dois de Campo Grande. Geraldo Resende, secretário de Saúde do estado, agradeceu ao governo paulista. “Seremos eternamente gratos com São Paulo e com Rondônia por essa ajuda tão importante neste momento crítico que Mato Grosso do Sul está enfrentando”.

Leia também: Dados mostram que 3 em cada 10 mulheres da Grande São Paulo são chefes de família e cuidam dos filhos sozinha

Rondônia já recebeu nove pacientes com coronavírus do Mato Grosso do Sul. Segundo o secretário, há a possibilidade novas transferências.

Situação no Estado

Ao todo, o estado soma 303.209 casos confirmados de Covid-19 e 7.185 óbitos. São 1.310 pacientes internardes, sendo 552 em UTI.

A ocupação de leitos de UTI exclusivos para tratamento de coronavírus é de 110%. O mais preocupando é em relação aos leitos de UTI para crianças com Covid-19, que atingiu uma ocupação de 160%.

Para piorar a situação, a vacinação no estado foi suspensa nesta segunda-feira por falta de imunizante. A expectativa é pela chegada de novo lote de doses na próxima terça.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças