Notícias

TCU desmente Bolsonaro sobre relatório de mortes por Covid-19

Presidente afirmou que relatório do TCU dizia que metade das mortes por Covid-19 em 2020 não foram causadas pela doença; órgão nega


07/06/2021 19h40

O Tribunal de Contas da União desmentiu Jair Bolsonaro após fala sobre as mortes por Covid-19 no Brasil. Em conversa com apoiadores, nesta segunda-feira (7), o presidente afirmou que conclusão final de relatório elaborado pelo órgão apontaria que 50% das mortes registradas pela doença em 2020 não foram causadas pela infecção.

"O relatório final, não é conclusivo, mas em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União. Esse relatório saiu há alguns dias, logicamente que a imprensa não vai divulgar, vamos divulgar hoje aqui", disse Bolsonaro.

Leia também: São Paulo volta a ter média de mais de 11 mil pacientes internados com Covid-19 em UTI

Segundo o órgão, não existe relatório que aponte tal dado"O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que “em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid”, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje", disse o Tribunal em publicação nas redes sociais.

Confira:

Leia mais: "Mais de 80 mil morreram por omissão do governo", diz Randolfe Rodrigues

O Brasil contabiliza 474.414 óbitos por Covid-19, de acordo com Conselho Nacional de Secretários de Saúde. 1.010 mortes foram registradas nas últimas 24 horas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças