TCU desmente Bolsonaro sobre relatório de mortes por Covid-19
Presidente afirmou que relatório do TCU dizia que metade das mortes por Covid-19 em 2020 não foram causadas pela doença; órgão nega
07/06/2021 19h40
O Tribunal de Contas da União desmentiu Jair Bolsonaro após fala sobre as mortes por Covid-19 no Brasil. Em conversa com apoiadores, nesta segunda-feira (7), o presidente afirmou que conclusão final de relatório elaborado pelo órgão apontaria que 50% das mortes registradas pela doença em 2020 não foram causadas pela infecção.
"O relatório final, não é conclusivo, mas em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União. Esse relatório saiu há alguns dias, logicamente que a imprensa não vai divulgar, vamos divulgar hoje aqui", disse Bolsonaro.
Leia também: São Paulo volta a ter média de mais de 11 mil pacientes internados com Covid-19 em UTI
Segundo o órgão, não existe relatório que aponte tal dado. "O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que “em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid”, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje", disse o Tribunal em publicação nas redes sociais.
Confira:
Leia mais: "Mais de 80 mil morreram por omissão do governo", diz Randolfe Rodrigues
O Brasil contabiliza 474.414 óbitos por Covid-19, de acordo com Conselho Nacional de Secretários de Saúde. 1.010 mortes foram registradas nas últimas 24 horas.
REDES SOCIAIS