Notícias

Medo de "cemitério de vacinas" motivou a não aquisição da CoronaVac em 2020, diz Élcio à CPI

Declaração do ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde foi dada em depoimento à CPI da Covid nesta quarta-feira (9)


09/06/2021 12h55

A CPI da Covid ouve nesta quarta-feira (9) o coronel Antônio Élcio Franco Filho, ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde. Élcio foi o número dois da pasta entre junho de 2020 e março de 2021, durante a gestão do general Eduardo Pazuello. Atualmente, ele é assessor especial da Casa Civil da Presidência da República.

Durante depoimento, Élcio disse que, devido a "incertezas" e medo de que a CoronaVac terminasse num "cemitério de vacinas" o governo não comprou doses do imunizante em 2020.

"A fase 3 também é considerada um cemitério de vacinas. Isso cabe para destacar que o desenvolvimento das vacinas gera muitas incertezas. Esse é um aspecto que permeou as negociações de todas as vacinas. Pode haver o insucesso no desenvolvimento da vacina. A vacina, na fase 3, pode não lograr êxito e não ser aprovada", declarou.

O presidente da CPI, o senador Omar Aziz (PSD-AM), questionou o argumento sobre a fase 3, já que a vacina da Astrazeneca/Oxford foi adquirida pelo governo nesse estágio.

"Poderia haver insucesso, sim. Mas durante o desenvolvimento tecnológico, a Fiocruz ampliou a estrutura de vacinas, adquiriu equipamentos e assimilou uma nova tecnologia. Essa tecnologia poderia continuar sendo estudada até que se conseguisse desenvolver a vacina", respondeu Élcio.

Leia também: "Mais uma vez, assassinaram um nosso", diz Thiaguinho em publicação sobre Kathlen RomeuSP antecipa vacinação de profissionais da educação entre 18 e 44 anos para sexta (11)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças