Notícias

Elcio diz que nunca participou e que desconhece o que era tratado por gabinete paralelo 

Ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde depõe à CPI da Covid nesta quarta-feira (9)


09/06/2021 13h28

O coronel Antônio Elcio Franco Filho, ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, disse à CPI da Covid nesta quarta-feira (9) que nunca participou e que desconhece o que era tratado pelo gabinete paralelo, chamado também de gabinete das sobras. 

O relator da CPI Renan Calheiros perguntou a Elcio: "Vossa Senhoria teve algum contato com pessoas que as oitivas e os documentos colhidos por essa Comissão Parlamentar de Inquérito mostram integrar o gabinete das sombras, como Nise Yamagushi?"

ex-secretário respondeu que teve contato com a médica em visitas que ela fez ao Ministério da Saúde. Quando questionado pelo relator, ele disse que também encontrou com Arthur Weintraub, com o empresário Carlos Wizard e com o deputado Osmar Terra. Elcio Franco negou ter tido contato com Luciano Dias Azevedo, Paolo Zanotto e Carlos Bolsonaro e também disse que não tomou conhecimento do que o grupo tratava.

Leia também: Medo de "cemitério de vacinas" motivou a não aquisição da CoronaVac em 2020, diz Élcio à CPISP antecipa vacinação de profissionais da educação entre 18 e 44 anos para sexta (11)

Franco foi o número dois do Ministério da Saúde entre junho de 2020 e março de 2021, durante a gestão do general Eduardo Pazuello. Atualmente, ele é assessor especial da Casa Civil da Presidência da República. 

O depoimento dele à CPI estava marcado para acontecer em 27 de maio, mas o militar disse que não poderia comparecer por estar em processo de recuperação da Covid-19. Nesta quarta, o ex-secretário responde questões sobre suas ações nas compras de insumos para os estados durante a atual pandemia. 




ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças