Notícias

Élcio Franco compara tratamento precoce da Covid a tratamento de cárie

Ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde depõe à CPI da Covid nesta quarta-feira (9)


09/06/2021 13h39

A CPI da Covid ouve nesta quarta-feira (9) o coronel Antônio Elcio Franco Filho, ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde. Elcio exaltou o chamado tratamento precoce para combate à Covid-19 e o comparou com um tratamento de cárie.

Élcio Franco afirmou ao senador Renan Calheiros (MDB-AL) que “o tratamento precoce é a melhor medida preventiva para qualquer doença”. Porém, ressaltou que a gestão do ministro Eduardo Pazuello defendia o “atendimento precoce”.

Leia também: Medo de "cemitério de vacinas" motivou a não aquisição da CoronaVac em 2020, diz Élcio à CPIElcio diz que nunca participou e que desconhece o que era tratado por gabinete paralelo

“O tratamento precoce é a melhor medida preventiva para qualquer morbidade, qualquer doença. Posso colocar como aspecto interessante que há estudos que dizem que um real investido na saúde básica para atender de maneira precoce o paciente economiza mil reais na atenção especializada que seria um agravamento no problema de saúde. É o mesmo exemplo de uma pequena cárie que pode chegar a um tratamento de canal”, comentou.

O tratamento precoce citado por Franco consiste em medicar o paciente infectado pelo vírus da Covid-19 com remédios não eficazes contra a doença, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde continuou seu comentário dizendo: “O atendimento precoce [feito] pelo médico para o seu diagnóstico e as suas orientações para que o paciente possa se afastar dos demais e não transmitir a doença para outros e prescrever as medicações que ele julga mais adequadas, eu sou favorável”.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças