Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Considerado ainda recente no mundo do esporte, a prática do kitesurf apresenta semelhanças com o surf e o paraquedismo. Ele trabalha a vela e o vento no mar ao mesmo tempo, o que remete ao wakeboard e ao hydrofoil.

O esporte aquático tem ganhado cada vez mais adeptos, tanto pelo Brasil, quanto pelo mundo, ao longo dos anos. Nele, a pessoa utiliza uma pipa - conhecida pelos praticantes como kite - e uma prancha.

De acordo com Fábio Cobucci, praticante do esporte há 25 anos e professor há 17, durante a pandemia do novo coronavírus, o esporte teve um crescimento que não era esperado. “Como todo mundo, nós achávamos que fosse cair, até porque de certa forma não é uma prioridade para as pessoas, porém, com a liberação das praias e a possibilidade do home office, as pessoas ganharam tempo, o que aumentou a venda de equipamentos e consequentemente o crescimento dos cursos”, revela.

Leia também: Circuito Mundial de Surfe de 2021 cancela etapa no Brasil

Para ele, outro fator curioso foi o aumento da realização de viagens internas pelo país com alunos e praticantes experientes. “As viagens internas pelo Brasil cresceram 80% no ano passado, neste ano ainda estamos aguardando por isso, mas já teve uma boa adesão”.

Kitesurf x Surf

Apesar das semelhanças, apresentam diferenças e a união normalmente acaba atrapalhando a prática. “Quem vem do surf tem mais dificuldade em velejar do que quem vem do wakeboard, por exemplo”, explica Fábio

Segundo ele, aprender o kitesurf antes do surf é mais fácil, já que a segunda modalidade depende de muitos treinos e horas de aula. Enquanto em um padrão internacional, no caso do kite, com 10h de aulas, o aluno já estará velejando.

Veja imagens: Oito destinos para praticar kitesurf

A melhor época para cada esporte também varia. De acordo com o professor, o inverno é ideal para o surf. O outono também é considerado uma boa época, entretanto, não gera uma boa quantidade de ondulação. Já no caso do kitesurf, a melhor época é a primavera.

Arquivo Pessoal

Leia também: Pelo menos 16 municípios de Santa Catarina são afetados por chuva da última madrugada (9)

Melhores destinos

Assim como outras modalidades, a prática tem destinos que são ideais e clássicos para a realização, tanto nacionais, quanto internacionais, entre eles, estão:

- Ceará, em especial, a vila de Jericoacoara; 

- Rio de Janeiro;

- Marrocos;

- Florianópolis, especificamente de Ibiraquera até o Farol de Santa Marta;

- Cabo Verde;

- Ilhas Maurício;

- Finlândia, é considerado um dos melhores lugares do mundo;

- África do Sul;

- Austrália;

- Espanha, especialmente a cidade de Las Palmas de Gran Canaria.