Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr/Senado Federal
Flickr/Senado Federal


A CPI da Covid ouve a microbiologista Natalia Pasternak e o ex-presidente da Anvisa Claudio Maierovitch nesta sexta-feira (11). A especialista comenta sobre a importância da campanha de comunicação durante uma pandemia.

"Realmente a comunicação da ciência durante a pandemia se mostrou essencial, não só pelos governos, mas até pelas organizações internacionais, quantas vezes a gente não viu falhas de comunicação da própria Organização Mundial de Saúde (OMS) que geraram confusão, isso não pode acontecer. Então o que a gente vê hoje é a necessidade extrema de treinamento das autoridades de saúde, dos governos de países e também de organizações internacionais, para que consigam se comunicar com a população".

Para Natalia, uma pandemia é muito mais do que do indivíduo, é uma doença da sociedade, e não tem como contar com a colaboração da população se ela está confusa e desinformada, sem campanhas de conscientização sobre a necessidade do uso de máscaras e outras medidas para combater o vírus.

 Leia também: A hidroxicloroquina não funciona como tratamento precoce e nem para pacientes hospitalizados, segundo Natalia Pasternak; Durante a CPI da Covid, Natalia Pasternak explica sobre a pesquisa in vitro da cloroquina

"Essas campanhas de informação não vieram do governo federal e quando a gente tem figuras de autoridade, como o presidente da República, que se comportam de uma maneira contrária à ciência e confunde a população, afinal ele é o nosso representante, e tem uma responsabilidade ao se colocar publicamente. Pessoas o seguem e acreditam nele. Quando ele aparece sem máscara, desdenhando a pandemia, fazendo pouco caso as pessoas que morreram e mostrando total falta de empatia com o luto dos brasileiros, ele confunde as pessoas e leva a uma ilusão de que está tudo bem. Isso faz com que pessoas assumam comportamentos de risco, coloquem a sua vida e a vida dos próximos em perigo, comunicação é essencial e negacionismo mata", termina a microbiologista.