A CPI da Covid ouve a microbiologista Natalia Pasternak e o ex-presidente da Anvisa Claudio Maierovitch nesta sexta-feira (11). Questionada se há medicamentos que podem prevenir a infecção do vírus, a especialista diz que não.
"O que temos de evidências acumuladas até agora e acumuladas de uma forma que realmente é robusta o suficiente, forte o suficiente para dizer que estes medicamentos não são indicados para a Covid-19", explica.
"Eles não reduzem carga viral, não reduzem inflamação, não reduzem tempo de hospitalização. Infelizmente nós não temos medicamentos específicos, como não temos para tantas outras doenças causadas por vírus, não é surpresa que a gente não tenha remédio", diz Natalia.
Leia também: Marcelo Freixo anuncia saída do PSOL; Brasil passou de 1º para 98º lugar no quesito "resposta rápida ao alastramento de epidemia", segundo Claudio Maierovitch
O senador Renan Calheiros questiona se esses medicamentos são eficazes em pacientes em estado grave. "Também não. Os diversos trabalhos e pesquisas mostraram que a hidroxicloroquina também não funciona para pacientes hospitalizados. Então infelizmente não funciona como tratamento precoce e nem para pacientes hospitalizados", explica a microbiologia.
REDES SOCIAIS