Notícias

Primeira Pele: Projeto reúne atletas negros para combater o racismo no esporte

Iniciativa ganhou destaque na edição desta sexta (11) do Estação Livre, que falou sobre a discriminação racial no mundo do esporte


11/06/2021 22h45

Racismo no esporte é o tema do programa Estação Livre desta sexta (11). Para abordar o assunto, a edição trouxe uma reportagem especial sobre o projeto Primeira Pele, uma iniciativa que busca envolver atletas negros na busca por igualdade racial no mundo esportivo. 

Leia também: "Deixei de ser um goleiro para ser o jogador que foi chamado de 'macaco'", diz Aranha

"Acho que a pandemia foi um momento de pausa para todo mundo e ali em consegui personificar tudo que eu sentia em relação ao racismo, a questão racial do país, tudo que eu vivi. O primeiro passo foi uma terapia para mim, expressar tudo que eu sentia. [...] Eu queria que aquilo chegasse em outras pessoas e a gente criasse uma rede de apoio", conta Rafael Garcia, idealizador do projeto.

Garcia conta que a iniciativa começou a ganhar força após a divulgação de um manifesto em vídeo, que circulou as redes sociais e chamou a atenção de atletas negros. "Depois do lançamento do vídeo, que comecei a conversar com os atletas, o apoio foi maior do que eu imaginava", afirma. 

"No esporte, o uniforme é a nossa segunda pele, mas por baixo dele está a primeira pele. E a minha PRIMEIRA PELE é PRETA. Motivo de orgulho e resistência. Que aproveitemos esse dia para nos conhecermos e reconhecermos em nossos irmãos e irmãs.O esporte tem voz. Então, que esta voz seja anti-racista, porque as cores da segunda pele mudam, mas lutaremos de preto para sempre", diz a descrição do vídeo. 

Também faz parte do projeto a criação do Manual Anti-Racismo no Esporte, elaborado em parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol e assinado por advogados. O documento está disponível neste link e visa dar base de conhecimento aos atletas, incentivar denúncias e ajudar a reverter as desigualdades.

Confira a reportagem:

Para falar sobre o racismo no esporte, a jornalista Cris Guterres recebeu o ex-goleiro Aranha e o doutor em Direito Constitucional Adilson Moreira.

Assista ao Estação Livre na íntegra:

O programa é parte da nova grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras, e agora, completa a faixa semanal das 22h, com o Estação Livre.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças