Ministério da Justiça e Segurança Pública autoriza o apoio da Força Nacional à terra Yanomami
Terra indígena tem registrado ataques de garimpeiros desde o dia 10 de maio
14/06/2021 11h10
O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o apoio da Força Nacional à Fundação Nacional do Índio (Funai) na terra indígena Yanomami por 90 dias. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (14). De acordo com a portaria, o prazo poderá ser prorrogado caso necessário.
A maior terra indígena em extensão, localizada no norte de Roraima, tem registrado ataques de garimpeiros desde o dia 10 de maio.
Leia mais: Estrada ameaça Parque Nacional do Iguaçu;Calendário de vacinação contra covid-19 é antecipado novamente em SP; veja datas
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, havia determinado que o governo federal tomasse “todas as medidas necessárias” para proteger as populações indígenas da terra Yanomami e Mundukuru, no último mês.
Segundo imagens feitas por pesquisadores da Hutukara Associação Yanomami, apenas no primeiro trimestre do ano foram desmatados cerca de 200 hectares. A mineração ilegal já invadiu cerca de 2.400 campos de futebol na terra Yanomami.
Veja mais informações na edição desta segunda-feira (14) do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS