Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @matheus_arpex
Reprodução/Instagram @matheus_arpex

O instrutor de surf Matheus Ribeiro gravou um vídeo em que registra ter sido vítima de racismo. Ele foi acusado por um casal de ter roubado a própria bicicleta elétrica. O caso aconteceu em frente ao Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, no dia 12 de junho.

Matheus esperava a namorada, quando o casal se aproximou e o acusou do roubo. "Essa bicicleta é minha!", disse a moça. Ele publicou o vídeo e um relato do acontecimento em seu perfil no Instagram. 

"Fui tentar mostrar pros dois que a bicicleta é minha, com fotos antigas com ela, chave, o que foi possível naquele momento de segundo. Porém eu só consegui provar que a bicicleta é minha, quando sem minha autorização, o lindo rapaz pega o cadeado da minha bicicleta e tenta abrir.
Frustrado com sua tentativa, ele diz que não me acusou, afinal, o rapaz só estava perguntando", escreveu Matheus. 

"Um preto numa bike elétrica?! No Leblon???! Aaah só podia ser, eu acabei de perder a minha, foi ele... São coisas que encabulam o racista. Eles não conseguem entender como você está ali sem ter roubado dele, não importa o quanto você prove", continuou a vítima no texto.

Para Matheus, "isso não foi um desespero de quem foi furtado, isso o é o desespero do racista quando vê a gente perto."

Veja a publicação: