Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash 20210614152230_capa-de-nota-19.png

Os reajustes no preço de planos de saúde coletivos são quase o dobro dos individuais, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Publicado na quinta-feira (10), o levantamento foi feito entre os anos de 2015 e 2020 e tomou como base cinco empresas com os maiores números de reclamações registradas no instituto: SulAmérica, Bradesco Saúde, Amil, Unimed Central Nacional e Unimed Rio.

A pesquisa mostrou que, em 2020, o reajuste médio dos planos coletivos entre as empresas monitoradas foi de 11,28%. Esse número representa mais de três pontos percentuais acima do máximo estabelecido pela ANS para os planos individuais.

No ano passado, o maior índice de reajuste foi o da Unimed Rio, com alta de 14,55% no valor dos planos coletivos, mais de seis pontos percentuais acima do teto fixado pela reguladora do setor.

Dados da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB) mostram que negociações entre usuários e administradoras geraram reduções de 54% nos contratos dos últimos 8 anosO presidente do órgão considera que o caminho para onerar menos o consumidor é a flexibilização na oferta obrigatória de serviços

Já o IDEC acredita que a solução passa pelo estabelecimento do teto de reajuste anual pela ANS para planos coletivos, como a agência já faz com planos individuais.

Veja a matéria completa no Jornal da Tarde desta segunda-feira (14):