Notícias

Com casos de Covid-19 em alta, Reino Unido adia nova etapa da reabertura para julho

Aumento é associado à variante delta, considerada mais transmissível


14/06/2021 18h33

Nesta segunda-feira (14), o primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson, confirmou que vai adiar em quatro semanas a flexibilização das medidas de combate ao coronavírus no país, por conta do aumento de casos da doença.

A reabertura total, programada inicialmente para o próximo dia 21 de junho, foi adiada para 19 de julho devido à disseminação da variante delta que, de acordo com comunicado do governo britânico, é entre 40% e 80% mais transmissível do que a variante alfa e está aumentando rapidamente o número de casos, cerca de 64% a cada semana.

Em pronunciamento oficial em Downing Street, Johnson pediu aos cidadãos "um último esforço" até que as regras de distanciamento social impostas para evitar a propagação da Covid-19 cheguem ao fim.

"Hoje eu não posso dizer que nós atingimos todos os critérios para seguir com a quarta etapa do plano de relaxamento no dia 21 de junho, creio que precisamos de mais tempo", disse.

O premiê afirmou que o país precisará aprender a conviver com o vírus. "Ao sermos cautelosos agora, teremos a oportunidade nas próximas semanas de salvar milhares de vidas ao vacinarmos mais milhares de pessoas", acrescentou.

Ele também disse estar confiante que "não será necessário adiar a flexibilização para além dessa data".

Desde fevereiro deste ano, o Reino Unido está seguindo um plano gradual de flexibilização dividido em quatro etapas, esta seria a última. Atualmente, as pessoas podem circular em ambientes abertos e realizar atividades em locais fechados que não envolvam grandes aglomerações, desde que usem máscaras. A diferença é que boates e bares com atendimento interno precisarão esperar mais um mês até a reabertura total.

Leia também: Laís Duarte concorre ao Prêmio Comunique-se 2021; Veja como votarRoberta Martinelli concorre ao Prêmio Comunique-se 2021; Veja como votar na apresentadora

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças