Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

A TV Cultura completa 52 anos de história nesta terça-feira (15). Inaugurada em 1969 após meses de transmissões experimentais, a emissora vem, desde então, cumprindo o objetivo de informar e formar novas gerações.

Um discurso do então governador de São Paulo Roberto de Abreu Sodré, criador da Fundação Padre Anchieta (Centro Paulista de Rádio e TV Educativa), foi o primeiro conteúdo exibido pela TV Cultura. Em seguida, teleaulas, musicais, esporte, livre imprensa, programas de opinião, documentários e cinema tomaram conta da programação.

As crianças não podiam ficar de fora do público-alvo da emissora educativa. A coprodução da versão brasileira do seriado Vila Sésamo, de 1972, foi um dos primeiros passos para incluir os pequenos. A partir de então, clássicos como Bambalalão, Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum, Cocoricó e Mundo da Lua marcaram a vida de muitos brasileiros.

O mais antigo programa de entrevistas da televisão brasileira também está aqui! O Roda Viva recebe, desde 1986, personalidades da política, das artes e de diversas áreas do conhecimento para trazer discussões relevantes ao debate público. Debates e pluralidade de ideias não faltam nos jornalísticos da casa, como o Jornal da Cultura e o Opinião.

Reconhecida pela BBC de Londres como a segunda melhor televisão pública do mundo e avaliada por 53% dos telespectadores como a melhor emissora nacional, de acordo com pesquisa Datafolha de 2019, a TV Cultura segue colaborando com a formação crítica do cidadão e o desenvolvimento cultural da população.

A emissora não poupa esforços para inovar e levar o melhor conteúdo ao público, esteja ele onde estiver. Em dezembro de 2020, a TV Cultura passou operar com um dos transmissores mais potentes do mundo, atingindo 2 milhões de novos telespectadores na Grande São Paulo. Ainda, marca presença na internet, com um crescimento de audiência de quase 500% nas plataformas digitais no primeiro trimestre de 2021.