Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã desta quarta-feira (12), a Maximus Confecções, em Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro.
A fábrica, uma das principais fornecedoras de fantasias para escolas de samba, tinha cerca de 100 trabalhadores no momento em que as chamas começaram a se espalhar pelo imóvel.
Leia também: Prejuízo dos Correios em janeiro de 2025 bate recorde, diz publicação
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 7h30 e mobilizou 13 unidades para conter o fogo e resgatar as vítimas. Até a última atualização, 17 pessoas foram retiradas do local, algumas delas em estado grave. Entre os feridos, estão quatro mulheres e três homens.
O resgate foi dramático, com trabalhadores encurralados pelo fogo e buscando abrigo na área externa de uma das janelas. Como as passagens eram estreitas e os caminhões com escadas magirus não conseguiam se aproximar, os bombeiros usaram escadas portáteis para retirar as vítimas minutos antes do fogo se alastrar pelo andar onde estavam.
A fábrica operava 24 horas por dia para atender a alta demanda de produção às vésperas do carnaval. Além das fantasias das escolas de samba, também fabricava camisas de alas e fardas para as forças de segurança do Rio de Janeiro.
O Império Serrano, uma das agremiações afetadas, informou em nota que toda a sua produção para a festividade estava no galpão atingido. "Neste momento, estamos focados em garantir a segurança de todos os envolvidos neste acidente. Quando tivermos mais informações sobre os danos ocorridos, informaremos", declara.
A Liga RJ, responsável pelas agremiações da Série Ouro, também se manifestou, destacando que "o impacto deste incidente atinge diretamente o planejamento do Carnaval e toda a cadeia produtiva envolvida na sua realização".
A causa do incêndio ainda não foi divulgada, e o Corpo de Bombeiros segue atuando no local para evitar a propagação das chamas para os prédios vizinhos.
Leia mais: Mega-Sena acumula e próximo vencedor pode receber R$ 53 milhões; veja dezenas sorteadas
REDES SOCIAIS