Notícias

Marcellus Campelo diz à CPI que Mayra Pinheiro enfatizou tratamento precoce no Amazonas

Ex-secretário de Saúde do estado falou sobre a visita da secretária do Ministério da Saúde a Manaus, dias antes do colapso na cidade


15/06/2021 11h57

Em depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (15), o ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campelo, disse que a secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro, conhecida como "capitã cloroquina", deu ênfase ao tratamento precoce -  termo que o governo federal utiliza para se referir ao incentivo de medicamentos sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19 - em visita a Manaus, dias antes do colapso na cidade.

"No dia 4 de janeiro recebemos a dra. Mayra Pinheiro, na primeira reunião pela manhã 8 horas no auditório do Hospital Delphina Aziz, onde foi convocada, a sua assessoria convocou [...] e vimos uma ênfase da dra. Mayra Pinheiro, em relação ao tratamento precoce", afirmou Campelo.

Ele também disse que, na ocasião, Mayra falou sobre o TrateCov, como "um novo sistema que poderia ser utilizado e que seria apresentado oportunamente".

A CPI ouve ex-secretário na condição de testemunha, na qual ele deve falar a verdade sob risco de crime de falso testemunho. Campelo deve responder perguntas sobre o colapso que ocorreu no sistema de saúde de Manaus, no começo deste ano. Ele também deve ser questionado sobre o dia exato em que o governo federal foi avisado sobre o ocorrido.

A Polícia Federal investiga se o governo do Amazonas favoreceu empresários locais na construção de um hospital de campanha em Manaus. Em 2 de junho, agentes fizeram buscas na casa do governador Wilson Lima, na Secretaria de Saúde e na residência de Marcellus Campelo, que chegou a ser preso. Após o ocorrido, ele pediu exoneração do cargo de secretário de Saúde do estado.

Leia também: Aziz diz que tomará providências se Wizard não comparecer à CPI na quinta (17)Marcellus Campêlo diz que White Martins apresentou plano de fornecimento de O2 ao estado

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças