Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Um estudo da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a organização não-governamental Conectas Direitos Humanos aponta que a disseminação do coronavírus teria sido uma estratégia do governo federal.

O relatório, que mapeou os atos normativos e as propagandas feitas pela administração federal do Brasil durante a pandemia da Covid-19, mostra que o governo optou por favorecer a livre circulação do vírus para atingir a imunidade de rebanho por contágio.

Em entrevista ao Jornal da Tarde desta terça-feira (15), Fernando Aith, professor da FSP/USP explicou que o estudo teve início em fevereiro de 2020, quando o vírus nem tinha chegado no Brasil ainda.

"Nós entendemos que seria importante acompanhar a resposta normativa do Estado a essa grave crise sanitária que se avizinhava. Começamos a coletar sistematicamente todas as normas jurídicas publicadas pela União e publicadas pelos estados", disse.

Fernando conta que, a partir de junho, a OMS (Organização Mundial da Saúde) já tinha diretrizes muito claras sobre a melhor forma de combater a pandemia, ou seja, medidas não farmacológicas, distanciamento social, redução das atividades econômicas, somente as essenciais, manutenção ao máximo das pessoas em casa, uso de máscaras. Assim como, já sabia que medicamentos como ivermectina e cloroquina, disponibilizados no 'kit covid' defendido pelo governo federal, não eram eficazes no tratamento da doença.

"No entanto, o governo federal continuou adotando politicas contrárias àquelas determinadas pela OMS", afirmou o professor.

Ele relata que as falas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), associadas aos atos de gestão e aos atos de governos, resultaram no relatório de 200 páginas enviado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.

"[O relatório] mostrou com muita clareza que a intenção do governo federal é promover a imunidade de rebanho no Brasil [...] Mas não pela vacina, já que na época nem tinha vacina, pelo contágio", completou.

Segundo Aith, "o problema é que essa estratégia é um desastre social e provoca a morte de várias pessoas".

Assista a entrevista completa:

Leia também: Conta de luz deve subir mais de 20% na bandeira vermelha, segundo diretor da AneelMayra Pinheiro, a 'capitã cloroquina', recebe vacina contra Covid-19