Notícias

Polícia Federal inicia segunda fase da Operação Mundurukânia no Pará

Ação que acontece nesta quarta-feira (16) tem como objetivo investigar ataques a agentes públicos e incêndios em residências de lideranças indígenas Munduruku


16/06/2021 10h25

A Polícia Federal iniciou a Operação Mundurukânia 2, com apoio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e a Força Aérea Brasileira (FBA), nesta quarta-feira (16), para investigar ataques a agentes públicos e incêndios em residências de lideranças indígenas Munduruku, ocorridos entre 25 e 27 de maio, após ações da primeira fase da operação.

São investigados crimes como associação criminosa, incêndio, atentado contra segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo e ameaças aos rumos do processo. Ao todo 45 policiais federais, 30 membros da FNSP e militares da FAB participam desta segunda fase cumprindo mandados de busca e apreensão, bem como seis mandados de prisão preventiva, despachados pela Justiça Federal de Itaituba, no Pará.

Leia mais: Instituto Butantan entrega 1 milhão de doses da CoronaVac ao PNI

A Operação Mundurukânia 1 teve como objetivo o combate à prática do garimpo clandestino em terras indígenas Munduruku e Sai Cinza, em Jacareacanga, no Pará. Prática que provoca danos ao meio ambiente além de ataques aos povos indígenas da região.

Leia também: Pouco nutritivos, ultraprocessados estão sendo mais consumidos no Brasil após alta da carne vermelha

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças