Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

A cobertura vacinal no Brasil sofreu uma queda durante a pandemia da Covid-19, ameaçando o controle de doenças como sarampo, tuberculose e poliomielite. O Jornal da Tarde desta quarta-feira (16) recebeu o médico Fabiano Gonçalves, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, para explicar os riscos dessa queda.

Segundo ele, o principal risco é o ressurgimento ou o aumento de doenças que estavam controladas. “Quando a gente tem uma queda tão grande dos índices de vacinação, a gente passa a correr o risco de que aquela doença se apresente de uma forma mais intensa”, disse.

Leia também: São Paulo ultrapassa marca de 20 milhões de doses da vacina contra Covid-19 aplicadas

Fabiano afirmou que houve uma queda na cobertura vacinal durante os últimos cinco anos no Brasil. Ele atribuiu a queda à sensação de segurança que muitos brasileiros sentem por não verem as doenças circularem.

“É o caso do sarampo e da poliomielite, por exemplo. Por não verem muitos casos, as pessoas acham que essas doenças estão completamente extintas e que, portanto, não é preciso se vacinar”, explicou o médico.

Leia também: Rosa Weber mantém quebras de sigilo de Filipe Martins e da Associação Médicos pela Vida

Outro fator identificado por ele que contribuiu para esse cenário é a pandemia da Covid-19, que fez com que alguns pais ficassem preocupados de levar os filhos aos centros de saúde para se imunizar.

Fabiano reforçou que as vacinas salvam vidas e aconselhou: “Acompanhe o cartão de vacinação de crianças e adultos e tenha certeza que todas as imunizações disponíveis para você foram feitas no prazo adequado”.

Veja a entrevista completa ao Jornal da Tarde: