Notícias

Ativismo bolsonarista é mais 'anti' do que 'pró', diz Thaís Oyama

Ao lado do filósofo Luiz Felipe Pondé, a jornalista discutiu o perfil do "ativista fanático" no mundo contemporâneo no Linhas Cruzadas desta quinta (17)


17/06/2021 22h40

O ativismo contemporâneo é pauta do Linhas Cruzadas desta quinta (17), com o filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama. 

Respondendo a uma pergunta de Pondé sobre diferenças no "nível de chatice" entre ativistas mais à esquerda e à direita no Brasil de hoje, Thaís afirmou que os militantes direitistas "vencem" nesse quesito. 

Leia também: "O tom da voz dela é muito pesado para a idade", diz Pondé sobre Greta Thunberg

"Aqui no Brasil o ativismo de direita tem a ver com o bolsonarismo, que tem um jeito interessante de praticar esse ativismo, porque é mais 'anti' alguma coisa do que 'pró' alguma coisa. O ativista de direita, principalmente o bolsonarista, é mais contra as causas do campo adversário", opinou a jornalista. 

"Por exemplo, ele prefere militar contra a política de educação, contra a política ambiental, contra as instituições, o Supremo, o Congresso. É basicamente contra, e isso tem a ver certamente com o 'olavismo', que é mais pela destruição do que pela construção", prosseguiu, citando a influência do escritor Olavo de Carvalho, considerado o "guru" do bolsonarismo.

Leia também: "A vida deles é um legado", diz Pondé sobre Malala e Mandela

Veja o trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças