Notícias

"A vida deles é um legado", diz Pondé sobre Malala e Mandela

Ao lado da jornalista Thaís Oyama, o filósofo discutiu a figura do ativista no Linhas Cruzadas desta quinta (17)


17/06/2021 22h10

Na discussão sobre o ativismo contemporâneo, pauta do Linhas Cruzadas desta quinta (17), o filósofo Luiz Felipe Pondé citou dois exemplos notáveis: a paquistanesa Malala Yousafzai e o sul-africano Nelson Mandela. 

"Indiscutivelmente essas duas pessoas, a vida deles, a dela até então, apesar de jovem, já sofreu bastante... é um legado de fato. A palavra legado hoje, ela está na boca de qualquer workshop, qualquer coach, qualquer marqueteiro", afirmou Pondé.

Leia também: "O tom da voz dela é muito pesado para a idade", diz Pondé sobre Greta Thunberg

"Acho que essa é uma característica importante dessas duas figuras que eu citei. A vida deles é um legado. Eles não precisam se associar a uma questão mediada pelo sucesso que isso vai gerar. Eles sofreram a questão na pele, por isso, inclusive, eles acabam sendo usados pelo marketing e tudo isso. Mas enquanto história de vida, eles de fato viveram um legado", prosseguiu o filósofo. 

Em contraste com essas figuras, Pondé falou sobre os chamados "ativistas fanáticos": "Se você pegar um 'bolsominion', ele é um desses ativistas chatos, esse personagem. É que normalmente a gente associa os ativismos à esquerda, mas você também tem ativistas à direita; ou alguém que acha que o mercado resolve tudo, o que também é uma baita de uma besteira, achar que o mercado resolve tudo na sociedade. O mundo não tem solução", completa. 

Leia também: Ativismo bolsonarista é mais 'anti' do que 'pró', diz Thaís Oyama

Veja o trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças