Pfizer entrega 842 mil doses de vacinas contra a Covid-19 ao Brasil via Covax Facility
Nova remessa chegou neste domingo (20) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Nas outras entregas da Covax Facility, a vacina entregue era da AstraZeneca
20/06/2021 18h03
O Brasil recebeu neste domingo (20) o primeiro de vacinas da Pfizer por meio do consórcio Covax Facility. Um avião com 842 mil doses pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), que devem ser entregues ao Ministério da Saúde.
O descarregamento foi acompanhado pela Polícia Federal (PF), que também fará a escolta da carga até Guarulhos (SP), onde fica o centro de distribuição do Ministério da Saúde.
Leia também: Folha de S. Paulo emite capa em branco em protesto às 500 mil mortes pela Covid-19
Nas remessas anteriores do Covax Facility, o Brasil tinha recebido as vacinas da AstraZeneca, produzida em parceria com a Universidade de Oxford. O contrato com o consórcio da OMS prevê 42,5 milhões de doses de vacinas Covid-19 até o fim do ano.
Pfizer no Brasil
Após recusa, por parte do governo federal, de ofertas formais para venda de vacinas em 2020, o Brasil chegou a um acordo com a farmacêutica para comprar doses em 2021.
Até este momento, a Pfizer enviou 14 lotes de vacinas ao Brasil, totalizando 10,7 milhões das 200 milhões de doses contratadas. A farmacêutica diz que vai cumprir o cronograma de entrega até o final de 2021.
As primeiras remessas chegaram de 29 de abril, quando foi enviado um milhão de doses. Em junho, foram nove remessas. Este é o mês com o maior envio por parte da Pfizer.
REDES SOCIAIS