Notícias

Janaína Paschoal se confunde sobre soro anti-Covid e sugere que CPI investigue Doria

Deputada estadual questiona demora do governador para usar o soro, no entanto a terapia ainda está em fase de testes


21/06/2021 11h47

Nesta segunda-feira (21), a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) usou as redes sociais para sugerir que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid investigue o governador de São Paulo João Doria (PSDB) por "deixar de salvar vidas com o soro anti-Covid". No entanto, Paschoal se confundiu e o soro não está autorizado para uso, mas sim para testes em humanos.

"A CPI da Covid precisa apurar por qual razão o Governador João Doria deixa de salvar vidas com o soro anti-Covid? O que há por trás da demora? ANVISA já autorizou! CONEP já autorizou! Os ensaios no HC e no Hospital do Rim já estão planejados, contrato assinado!", escreveu a deputada no Twitter.

O soro anti-Covid é uma terapia desenvolvida pelo Instituto Butantan que, de acordo com avaliações iniciais, pode diminuir a gravidade dos casos da doença. No entanto, ainda está em fase de testes. No dia 25 de maio, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o início dos testes em humanos, até então, o soro era testado apenas em animais.

Segundo o Butantan, caso os testes em humanos apresentem eficácia "o soro poderá ser usado para tratar pacientes infectados com sintomas, visando bloquear o avanço da doença".

O soro funciona de forma parecida com o usado para tratar picadas de serpentes peçonhentas. Na fase de testes em animais, o vírus inativado por um processo de radiação é inoculado em cavalos, que produzem anticorpos do tipo imunoglobulina G (IgG). O plasma do sangue dos animais, então, é extraído, tratado e envasado, da mesma maneira que é feito na produção dos outros soros do Butantan.

Leia também: Anitta entra para o conselho de administração do NubankSP: drive-thrus e megapostos de vacinação fecham nesta segunda (21) e terça-feira (22)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças