Notícias

Chegada do inverno acende alerta para aumento de doenças respiratórias

Baixa cobertura vacinal de grupos prioritários contra o vírus da influenza e possibilidade de combinação da doença com a Covid-19 preocupam infectologistas


21/06/2021 17h13

O inverno começou oficialmente aos 32 minutos desta segunda-feira (21). A chegada do período de frio, principalmente no sul e sudeste do país, acende um alerta para o aumento das doenças respiratórias. Entre as maiores preocupações das autoridades de saúde está a baixa cobertura da vacinação contra a gripe.

Assim como o novo coronavírus, o vírus da gripe também sofre mutações, por isso, todo ano, acontece a campanha de vacinação contra a doença. Em 2021, cerca de trêss semanas para o fim da campanha, menos da metade dos grupos prioritários está imunizado.

Gestantes, puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz ou que tiveram filhos há pouco tempo), pessoas com comorbidades, idosos, profissionais da saúde e da educação, estão com índice de cobertura entre 42 e 57%. A meta é 90%. Entre as crianças, 57% foram vacinadas até agora.

A vacina contra gripe está sendo aplicada gratuitamente nas escolas públicas para não causar aglomerações nos postos de saúde que estão focados na campanha contra Covid-19. A ideia é que grupos prioritários tomem as duas vacinas este ano.

Leia Também: Randolfe Rodrigues comemora recebimento da primeira dose da vacina contra a Covid-19

A coordenadora da divisão de imunização do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) de São Paulo Helena Sato alerta que as pessoas que já foram imunizadas contra o novo coronavírus devem esperar duas semanas para receberem a vacina contra a influenza.

A possibilidade de uma pessoa contrair o vírus da gripe e o da Covid-19 ao mesmo tempo preocupa os infectologistas. Segundo a médica infectologista Rosana Ritchamnn o paciente pode ter um quadro mais grave caso seja acometido dos dois vírus de uma vez só. “O sistema imunológico, além de combater a Covid-19 também vai ficar distraído com outro virus. Ele vai ter que combater duas coisas ao mesmo tempo. A gente imagina que o quadro pode ser mais exacerbado”, explica.

Assista à matéria sobre o tema que foi ao ar esta segunda-feira (21) no Jornal da Tarde.

Leia Também: Alesp anuncia entrega de 150 mil cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças