Notícias

Indígenas realizam manifestação em Brasília contra PL490 pelo segundo dia consecutivo  

Projeto cria um marco temporal para delimitar terras e tem votação marcada para esta quarta-feira (23)


23/06/2021 15h22

Pelo segundo dia consecutivo, indígenas realizam uma manifestação em Brasília contra o PL490 que cria um marco temporal para delimitar terras. Segundo a proposta, para ter uma terra demarcada, os povos precisam comprovar a ocupação em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

As lideranças alegam que o projeto é uma tentativa de modificar a Constituição por meio de lei ordinária, o que seria inconstitucional, além de não considerar o caráter retroativo do resguardo de direitos territoriais violados antes de 1988. O texto está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e tem votação marcada para esta quarta-feira (23). 

Durante a manhã, os indígenas ocuparam três faixas do eixo monumental entre o Museu da República e o Congresso Nacional. A pista foi totalmente fechada na altura do Palácio do Itamaraty. Em seguida, os manifestantes foram em direção ao anexo dois da Câmara. A maioria usava máscara de proteção facial, mas há registro de aglomerações.Policiais legislativos fazem a segurança dos edifícios, enquanto a Polícia Militar acompanha o ato. 

Na última terça-feira (22), cerca de 800 indígenas, fizeram uma manifestação contra o mesmo projeto. Segundo a Câmara, eles derrubaram grades de proteção e tentaram invadir o local. Os policiais legislativos e militares utilizaram bombas de efeito moral, gás lacrimogênio e spray de pimenta contra os manifestantes.

De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), a marcha era pacífica e foi atacada pela polícia. Dois policiais e um servidor administrativo foram atingidos por flechas. 12 indígenas ficaram feridos, entre eles, dois ficaram em estado grave. Além de Brasília, houve manifestações no Acre, Alagoas, Bahia, Maranhão e Santa Catarina.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças