Notícias

Exército afirma ao STF que não existe interesse público na divulgação de processo contra Pazuello

Em resposta à ação no Supremo, Força diz que abertura do processo poderia servir a fins políticos


28/06/2021 17h32

Documento enviado pelo Exército ao Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira (28) afirma que "não existe interesse público" em divulgar processo administrativo contra o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde. 

O processo, que está sob sigilo de 100 anos, se refere à participação de Pazuello, sem máscara, em um ato ao lado do presidente Jair Bolsonaro, em maio, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o ex-ministro chegou subir em um trio elétrico e discursou brevemente. 

A participação de militares da ativa em manifestações políticas é proibida. Depois de pressão do Planalto, o Exército arquivou o processo, justificando que o ato não foi político. 

Leia também: Randolfe apresenta documento para prorrogação da CPI da Covid por mais 90 dias

A ação protocolada no Supremo pelos partidos PT, PCdoB, PSOL e PDT pede esclarecimentos acerca do sigilo e está sob a relatoria da ministra Cármen Lúcia.

De acordo com o Exército, o "acesso a dados pessoais apenas será autorizado quando indispensável para a defesa judicial ou administrativa". A instituição afirma que o caso não cumpre tais critérios e, ainda, que o fato de a ação ter sido protocolada por partidos demonstra que a abertura do acesso serviria a fins políticos.

“Não houve qualquer classificação de documentos, apenas o atendimento aos preceitos legais vigentes, conduta tradicionalmente adotada pela instituição”, afirma a Força.

Leia mais: Denúncias dos irmãos Miranda mudam papel da CPI da Covid, diz José Álvaro Moisés

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças