Notícias

Rio autoriza grávidas que tomaram 1ª dose da AstraZeneca a tomarem a 2ª da Pfizer

Secretário municipal de Saúde Daniel Soranz mencionou países que recomendam ou autorizam a combinação dos imunizantes


29/06/2021 09h52

A prefeitura do Rio de Janeiro  autorizou que grávidas que receberam a primeira dose da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, recebam a segunda dosda Pfizer. É a primeira capital brasileira a adotar a combinação de imunizantes. A AstraZeneca foi suspensa para gestantes em maio, por “reação adversa”.

Resultados preliminares de estudos internacionais, citados pelo comitê científico do município, mostram que a mistura das doses traz resultados eficazes contra o novo coronavírus.

A novidade foi anunciada nesta terça-feira (29) pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, nas redes sociais. Ele mencionou países que recomendam ou autorizam a combinação dos imunizantes.

“Seguindo a recomendação do nosso comitê: As gestantes que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca poderão, mediante avaliação dos riscos e benefícios com seus médicos, realizar a segunda dose com a vacina da Pfizer 12 semanas após a primeira dose”, escreveu no Twitter.

A recomendação das autoridades é que, cada grávida procure o seu obstetra e no momento da vacinação, leve um atestado para que receba a dose de reforço — respeitando a janela de três meses.

Desde maio, segundo recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a vacinação com doses da AstraZeneca para grávidas foi suspensa. A agência explicou que o próprio fabricante a alertou sobre uma “suspeita de evento adverso grave de AVC” que matou uma gestante e o bebê na capital carioca.

Devido a isso, gestantes estavam sendo imunizadas, na primeira dose, apenas com CoronaVac ou Pfizer. Para aquelas que já tinham tomado uma dose da AstraZeneca, a recomendação do Ministério da Saúde era esperar o fim da gestação e do puerpério — um mês e meio após o parto — para receber a segunda dose do mesmo imunizante.

Assista a reportagem do Jornal da Tarde desta terça-feira (29):

Leia também: Caixa paga 3ª parcela do Auxílio Emergencial a nascidos em outubroCPI da Covid ouve nesta terça (29) Fausto Junior, relator da CPI da Saúde do Amazonas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças