Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

A pesquisa “Primeiríssima Infância - Interações na pandemia: Comportamentos de pais e cuidadores de crianças de 0 a 3 anos em tempos de Covid-19”, feita pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), mostrou que 27% das crianças apresentaram regressão comportamental durante a pandemia.

Leia também: Aneel reajusta bandeira vermelha em 52%, para R$ 9,49 por 100 kWh

Esse movimento traz de volta comportamentos como chorar muito, voltar a usar fraldas e falar menos. Ao Jornal da Tarde desta terça-feira (29), o diretor de conhecimento aplicado da FMCSV Eduardo Marino explicou como o estresse da família interfere nesse comportamento.

“A criança percebe o ambiente mais tenso e se retrai, assimilando o estresse e retorna a uma fase onde ela recebia mais atenção”, afirmou. Segundo Eduardo, a pesquisa também constatou um aumento de situações de maior tensão entre a mãe e a criança, devido ao acúmulo de afazeres dentro de casa.

Leia também: Renan diz que CPI vai ampliar seu prazo de duração devido à “informações gravíssimas”

O diretor também citou o esforço dos pais para o retorno das crianças às creches. “29% das famílias da classe D não conseguiram vagas nas creches, e os arranjos que vem como solução não são ideais para a criança", disse.

Mesmo assim, Eduardo ressaltou que as crianças são muito adaptáveis a essas situações, portanto brincadeiras e passeios externos são importantes para esse desenvolvimento da interação.

Veja a entrevista completa ao Jornal da Tarde: