Notícias

Dominguetti diz que Élcio Franco não sabia da proposta de 400 milhões de doses feita a Roberto Dias

Declaração do representante da empresa Davati Medical Supply foi feita à CPI da Covid nesta quinta-feira (1º)


01/07/2021 11h25

Luiz Dominguetti afirmou à CPI da Covid nesta quinta-feira (1º) que, quando foi falar com o então secretário-executivo do Ministério da Saúde Élcio Franco, o gestor não sabia da proposta de venda de 400 milhões de doses de vacina feita para Roberto Dias, então diretor de logística da pasta.

O depoente é representante da Davati Medical Supply que denunciou pedido de propina por parte do Ministério da Saúde na compra de vacinas contra a Covid-19. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada na terça (29), Dominguetti disse que em fevereiro deste ano o então diretor de logística do ministério, Roberto Ferreira Dias, pediu propina de US$ 1 por dose de vacina. Conforme a reportagem, a negociação envolvia 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca.

À CPI, Dominguetti disse ainda que, quando Élcio soube que a proposta havia sido feita a Roberto Dias, trocou "olhares" e "baixou a cabeça".

"Quando tivemos com o Élcio Franco, o que nos espantou (foi) uma proposta de 400 milhões de doses e o coronel não ter conhecimento dessa proposta que tinha sido protocolada por Roberto Dias. Ele não tinha informado o ministério sobre a proposta. Ela foi normalmente validada, ele perguntou pessoalmente com quem eu havia deixado a proposta. Disse que o senhor Roberto Dias, houve uma troca de olhares, ele baixou a cabeça, saiu, pediu para dois estagiários pegarem os nossos nomes. Ele recebeu e-mails pedindo essa proposta comercial para que houvesse avanço da aquisição das vacinas", declarou.

Leia também: Dezenas de cidades de Santa Catarina registram temperaturas negativasDominguetti afirma à CPI que pedido adicional de US$ 1 por dose foi "exclusivamente" de Roberto Dias

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças