Notícias

MPRJ prende um delegado e quatro agentes da Polícia Civil

A operação Carta de Corso, deflagrada nesta quinta-feira (1º), visa desmantelar a quadrilha atuante na DRCPIM


01/07/2021 11h50

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e a Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), deflagraram a operação Carta de Corso nesta quinta-feira (1º).

O objetivo da ação é desarticular uma organização criminosa que atua dentro da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), da Polícia Civil. Em nota, o MPRJ informa que foram presas seis pessoas até o momento, entre elas um delegado, que comandava a quadrilha, uma comerciante e quatro policiais.

Foram apreendidos nove aparelhos celulares, seis notebooks, dinheiro, joias, 16 pendrives, armas e munições. Também foram expedidos 27 mandados, sendo 19 deles de busca e apreensão e outros oito de prisão preventiva.

Leia mais: Dezenas de cidades de Santa Catarina registram temperaturas negativas

Dominguetti diz que Luis Miranda tentou negociar vacinas com Davati e exibe áudio

“Em vez de reprimir a prática de delitos, em especial a “pirataria”, os acusados praticavam o crime, exigindo dos lojistas da famosa Rua Teresa, em Petrópolis, o pagamento de vantagens ilegais para permitir que continuassem comercializando roupas falsificadas”, aponta o MPRJ.

O ministério também enfatiza que o grupo tem dois núcleos principais. Um é composto pelos organizadores do esquema citado acima, enquanto o outro “era responsável por subverter a estrutura da Polícia Civil em instrumento da organização criminosa, executando diligências policiais como forma de represália aos lojistas que se recusavam a pagar os valores exigidos, chegando ao ponto de forjar provas e produzir laudo falso.”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças