Notícias

Mentalidade bolsonarista vive 'guerra fria requentada', diz Pondé

Edição do Linhas Cruzadas desta quinta (1º) discute o comunismo; para o filósofo, uso impreciso do termo por Bolsonaro não significa que a retórica do presidente não seja perigosa


01/07/2021 22h10

Alvos frequentes no discurso do presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, os comunistas são o assunto do Linhas Cruzadas desta quinta (1º). No programa, a jornalista Thaís Oyama e o filósofo Luiz Felipe Pondé discutiram o uso do termo na retórica bolsonarista.

"Bolsonaro faz um uso completamente impreciso do que é comunismo. É claro que, do ponto de vista dele e do grupo que está ao redor dele, tem uma intenção retórica. A gente sabe que o debate político, principalmente vindo dos políticos, tende a ser pobre do ponto de vista da semântica, do significado das palavras", diz Pondé. Ele menciona instâncias em que críticos do governo, até mesmo os que não são ideologicamente ligados à esquerda, ganharam o título de "comunistas".

Leia também: Pondé: "O PT nunca foi um partido comunista"

"Então, eu diria assim, a gente não deve levar a sério nada que o Bolsonaro fala. Agora, quando ele fala que quer limpar o país dos comunistas, ele provavelmente quer dizer que ele quer eliminar todo mundo que não reze na cartilha dele. E ele chama de comunista porque, com a palavra 'comunista' ele quer recuperar um pouco a memória de que 'comunista come criancinha', uma memória da Guerra Fria, que é um dos grandes problemas da mentalidade bolsonarista: ele vive numa guerra fria requentada, o que não significa que ele não seja perigoso", completa o filósofo.

Leia também: Achar que eleição de Boulos levaria a invasões de casas é "imaginário de terror", diz Pondé

Veja o trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças