Notícias

Pondé: "O PT nunca foi um partido comunista"

Na edição do Linhas Cruzadas que discutiu o comunismo no mundo contemporâneo, Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé comentaram o histórico do partido e a retórica anticomunista do bolsonarismo


01/07/2021 22h20

Frequentemente classificado como "comunista" pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o Partido dos Trabalhadores (PT) foi assunto no Linhas Cruzadas desta quinta (1º). 

Na edição do programa dedicada a discutir o comunismo no mundo contemporâneo, a jornalista Thaís Oyama e o filósofo Luiz Felipe Pondé comentaram o histórico do partido dos ex-presidentes Lula e Dilma e a retórica anticomunista do bolsonarismo. 

"Aquela questão do Bolsonaro, da retórica de chamar todo mundo de comunista, [...] acho que a gente precisa esclarecer uma coisa. Na cabeça dele,  ele provavelmente quer dizer: 'o PT é um partido corrupto, a gente tem que eliminar a corrupção do PT e com isso a gente vai estar eliminando comunista'. Primeiro, o PT nunca foi um partido comunista. É um partido sindicalista que está bem dentro dessa pauta de você fazer uma suposta redução da desigualdade social, investindo em pautas culturais. É um partido de centro-esquerda, nunca foi um partido comunista, nunca pregou a socialização dos meios de produção e a destruição da propriedade privada, então isso é uma besteira", afirmou Pondé. 

Leia também: Mentalidade bolsonarista vive 'guerra fria requentada', diz Pondé

"O vínculo supostamente direto entre PT e corrupção - 'o PT saiu do poder, acabou a corrupção' -, isso é uma fala de uma ignorância gigantesca ou uma safadeza gigantesca, porque não bate com a história", prosseguiu o filósofo.

Pondé também comentou a situação do governo Bolsonaro e a possibilidade do ex-presidente Lula, que voltou a ser elegível e tem ficado em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais, retornar ao Planalto. "Acho que uma grande ironia da história recente do Bolsonaro é que ele de alguma forma chegou ao poder navegando numa onda para tirar o PT do poder e, pela lástima que ele é, ele talvez traga o Lula de volta para o poder, como, digamos assim, uma espécie de 'Sr. Salvação' para o Brasil", completou.

Leia também: 

Veja o trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças