Notícias

Achar que eleição de Boulos levaria a invasões de casas é "imaginário de terror", diz Pondé

Candidato à prefeitura de São Paulo em 2020, psolista e líder do MTST foi alvo de fake news sobre ocupação de residências; tema foi comentado no Linhas Cruzadas desta quinta (1º)


01/07/2021 22h40

No Linhas Cruzadas desta quinta (1º), o debate entre Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé tratou do comunismo e da esquerda contemporânea. 

Um dos assuntos abordados foi a propriedade privada e a ideia de que a esquerda brasileira defende a ocupação e expropriação de residências. O tema foi recorrente nas eleições municipais de São Paulo em 2020. Adversário de Bruno Covas (PSDB) no segundo turno e líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos (PSOL) foi alvo de fake news que diziam que ele "invadiria casas" se eleito. 

Leia também: Mentalidade bolsonarista vive 'guerra fria requentada', diz Pondé

Para Pondé, a ideia de que o psolista promoveria invasões tem a ver com o histórico da Revolução Russa e do contexto do país nos séculos 19 e 20: "Primeiro, pessoas que têm um pouco mais de idade sabem que quando aconteceu, por exemplo, a Revolução Russa, [a invasão de casas] realmente aconteceu. Só que isso contexto russo a gente tem que lembrar que grande parte da população pobre que migrava para as cidades grandes da Rússia no final do 19, começo do 20, a industrialização foi muito agressiva e rápida, a urbanização foi muito violenta, completamente desregrada. Ou seja, foram criadas muitas favelas e muitas delas eram apartamentos em que as pessoas dividiam tudo. Isso já havia. O que a Revolução Russa introduziu é que parte dessa população foi habitar a casa dos ricos e os ricos começaram a ter acesso a só um quarto da casa inteira, assim como nos apartamentos pobres". 

"Agora, achar que isso vai acontecer hoje no Brasil, por exemplo se o Boulos for eleito prefeito ou qualquer coisa, isso é um pouco de imaginário de terror, porque o momento histórico é outro", afirmou o filósofo. 

O programa exibiu trecho de uma entrevista em que o político explica sua proposta: "Eu não vou desapropriar a casa de ninguém, onde o pessoal mora, distribuir, entrar no quintal. Não tem nada disso, isso é mentira e fake news. Nós vamos pegar imóvel que está abandonado, devendo imposto, ocioso, usado para especulação imobiliária e destinar para a moradia popular", disse Boulos. 

Leia também: Pondé: "O PT nunca foi um partido comunista"

Veja o trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças