Rosa Weber nega pedido para suspender temporariamente investigações contra Bolsonaro
Procuradoria-Geral da República solicitou à ministra que esperasse a conclusão da CPI para abrir investigações contra o presidente
02/07/2021 10h21
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para não dar andamento às investigações contra Jair Bolsonaro (sem partido) até que a CPI da Covid seja concluída.
O pedido foi feito na última terça-feira (29). No parecer, o vice-procurador-geral da República Humberto Jacques de Medeiros questiona a eficácia de uma nova investigação por parte do Ministério Público Federal (MPF), sendo que a Comissão Parlamentar de Inquérito se trata de uma investigação praticamente igual.
“Se o Poder Legislativo está a investigar com excelência comportamentos aparentemente ilícitos com todas as competências necessárias, qual seria o motivo para que no Supremo Tribunal Federal se abra uma investigação concorrente, tomada por freios e contrapesos institucionais e sem igual agilidade?”, questionou Medeiros.
Leia mais: Janssen anuncia que sua vacina é eficaz contra a variante delta do novo coronavírus
Brasil atinge marca de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas
A decisão da ministra leva em consideração que não há motivos, na Constituição, para suspender temporariamente as investigações contra o Presidente da República.
A solicitação para que o STF determinasse que o MPF deveria abrir investigações contra Bolsonaro foi feita pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede), Fabiano Contarato (Rede) e Jorge Kajuru (Podemos).
REDES SOCIAIS