Notícias

Airton Soares diz que ameaças de Bolsonaro ao resultado eleitoral de 2022 justificam impeachment

Advogado foi convidado da bancada do Jornal da Cultura desta sexta-feira (2)


02/07/2021 21h55

Convidado da bancada do Jornal da Cultura desta sexta-feira (2), o advogado Airton Soares criticou as alegações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que afirmou que pode não aceitar o resultado das eleições presidenciais de 2022.

“Só isso configura crime de responsabilidade. Só isso já justifica o impeachment. Ele está acenando para a sociedade brasileira democrática de que poderá provocar uma situação antidemocrática”, declarou.

Em uma de suas lives na internet, Bolsonaro afirmou que só entregará faixa presidencial para quem ganhar as eleições "de forma limpa". Ele classificou o sistema vigente de urnas eletrônicas, que permitiu sua eleição em 2018, como "fraudável". "Não vou admitir um sistema fraudável de eleições. Não podemos enfrentar eleições com essa urna que está aí, que não é aceita em país nenhum no mundo. Ninguém aceita esse negócio", disse.

Leia Também: Depoimento de Dominguetti decepciona CPI da Covid, segundo cientista político

“Nunca vi algum presidente dizer, ‘olha, sou candidato à reeleição, mas se eu não ganhar eu viro a mesa'. O que é ‘virar a mesa’ pra ele? É botar aqueles que o cercam, os bolsonaristas, nazistas, fascistas, as milícias, nas ruas? O que que ele vai fazer? Uma insurreição? Só o fato de ameaçar já é punível, porque desestabiliza as instituições democráticas, está no artigo 85 da Constituição brasileira”, completa o advogado.

Assista ao trecho com o comentário de Airton Soares que foi ao ar ao vivo esta sexta-feira (2) no Jorna da Cultura.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças