Notícias

Manifestantes fazem atos contra Jair Bolsonaro e a favor da vacina em todo país

É a terceira vez que opositores do presidente vão as ruas em menos de dois meses. Atos iam acontecer apenas no fim do mês, mas foram antecipadas após denúncias de corrupção


03/07/2021 15h12

Manifestantes foram as ruas em mais de 20 capitais do Brasil em protestos contra Jair Bolsonaro (sem partido) e em defesa da vacinação contra a Covid-19. Nos últimos dois meses, esse é o terceiro ato de opositores do presidente e elas aconteceram de forma pacífica.

No geral, os manifestantes pediam mais vacina, o impeachment de Bolsonaro e volta do Auxílio Emergencial de R$ 600. Vale lembrar que o auxílio voltou em 2021, mas foram com valores mais baixos comparado a 2020.

Leia também: Prefeito de Belém (PA) vai às ruas em protesto contra Bolsonaro

A maioria dos manifestantes usavam máscara. Mas, em alguns momentos, houve aglomeração. Os organizadores dos atos alertaram constantemente sobre distanciamento social.

Chamada "3JForaBolsonaro", a manifestação nacional estava prevista para o fim do mês, mas foi antecipada após as acusações de crime de prevaricação no caso da compra da vacina Covaxin. Nesta semana, os eventos ganharam apoio de alguns grupos de fora da esquerda, que havia prevalecido nos últimos protestos.

Veja como aconteceram as manifestações em diversos municípios brasileiros:

Maceió

A chuva não impediu que os manifestantes fossem as ruas da capital de Alagoas. Foi possível ver bandeiras do Brasil e placas de 'Fora Bolsonaro’, além de pedidos de impeachment e mais vacinas.

Em Penedo e Palmeira dos Índios, interior do estado de Alagoas, as chuvas foram muito fortes e fizeram com que os atos fossem cancelados.

Goiânia

Na capital de Goiás, os manifestantes pediram a ampliação da campanha de vacinação, que em cinco meses vacinas cerca de 15% da população, e também o retorno do Auxílio Emergencial nos mesmos moldes de 2020.

Em Anápolis, a 55km da capital, manifestantes se reuniram com faixas e cartazes na Praça Americano do Brasil, no centro da cidade. As manifestações aconteceram no período da manhã.

Campo Grande

A capital do Mato Grosso do Sul é uma das mais afetadas pela Covid-19 e viu o sistema público de saúde quase colapsar nas últimas semanas. Manifestantes foram as ruas pedindo a saída de Bolsonaro e exigiam mais empregos e democracia.

Minas Gerais 

A capital de Minas Gerais contou com uma das maiores manifestações contra o presidente. Grupos gritavam expressões de ordem contra o governo Bolsonaro. O protesto também contou com cartazes e faixas que se posicionavam contra o fascismo.




Paraná

Moradores de diversas cidades, como Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e Curitiba, foram as ruas para protestar conta a gestão de Bolsonaro na pandemia. As manifestações foram pacíficas e eles seguravam cartazes pedindo mais vacinas.

Recife

Na capital do Pernambuco, uma das cidades onde as manifestações foram muito violentas, muitas pessoas se encontraram no centro da cidade. Dessa vez, os atos foram pacíficos. Os pernambucanos pediram mais vacinas e testagem em massa da população.



Rio de Janeiro

A capital carioca também teve atos grandes contra Bolsonaro. Além de protestarem contra o governo federal, com cartazes e faixas, os manifestantes pedem mais agilidade na vacinação contra a Covid-19, o fim das privatizações, mais respeito a comunidade LGBTQIA+ e a volta do auxílio emergencial.

Santa Catarina

A capital de Santa Catarina e do interior do estado reuniram pessoas para protestar contra a gestão da pandemia. A maioria dos manifestantes utilizava máscaras de proteção e manteve o distanciamento. Cartazes e faixas com as escritas “Vacina no braço, já”, “Fora Bolsonaro” e “Abaixo Bolsonaro, agora” foram carregados pelas pessoas.

São Paulo

As manifestações na capital paulista começaram no período da tarde e tem como ponto de concentração a Avenida Paulista. Foi pedido para as pessoas o uso de máscaras e também o álcool em gel.

No período da manhã, cidades do interior, como Jundiaí, Bauru e Campinas, reuniram pessoas para pedir a saída de Bolsonaro do comando do poder Executivo do país.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças