Distrito Federal recebe 40,1 mil doses de vacinas da Janssen congeladas e “indisponíveis para uso”
Informação foi divulgada pela própria Secretaria de Saúde do Distrito. Ministério da Saúde já foi informado sobre as condições do imunizante
03/07/2021 16h44
O Distrito Federal recebeu, neste sábado (3), 40,1 mil doses de vacina contra a Covid-19 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson. Mas, de acordo com a Secretaria de Saúde, os imunizantes chegaram congelados e “indisponível para o uso” no momento.
A pasta informou que as vacinas “estavam congeladas, abaixo da temperatura adequada", que é de 2°C, após uma conferência das doses na Rede de Frio Central, que armazena e distribui vacinas na capital. A Secretaria já informou o Ministério da Saúde e a orientação do órgão federal é deixar toda a carga das vacinas em quarentena.
O ministério afirmou que na segunda-feira (5) solicitará análise da qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para verificar a estabilidade dos imunobiológicos e se é seguro aplicar essas vacinas.
Sobre a vacina da Janssen
Os imunizantes são aplicados em dose única, e podem ser armazenados entre 2ºC e 8ºC por até três meses. Além das doações feitas pelo governo norte americano, o Brasil espera a entrega de 38 milhões de doses por parte da Janssen.
Vacinação no Distrito Federal
O Distrito Federal atingiu a marca de 1.005.782 pessoas vacinadas contra a Covid-19 na última sexta (2). O número equivale a 32,46% da população.
Leia também: Após 120 dias, São Paulo registra menos de 10 mil pacientes com Covid-19 em enfermarias
Foram aplicadas 17.019 doses da vacina, sendo 13.942 de primeira dose, 2.960 de segunda dose e 117 dose única, com a vacina da Janssen.
REDES SOCIAIS