INSS divulga novo calendário para prova de vida de aposentados e pensionistas
Prova de vida foi retomada em junho, após mais de um ano de suspensão devido à pandemia de Covid-19
05/07/2021 10h38
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou nesta segunda-feira (5) um novo calendário para que aposentados e pensionistas façam a prova de vida anual e não tenham os benefícios suspensos.
O procedimento ficou suspenso por mais de um ano, desde março de 2020, por causa da pandemia de Covid-19, tendo sido retomado a partir de 1º de junho deste ano.
O cronograma segue até agosto de 2022, quando terão o benefício bloqueado aqueles com a prova de vida vencida no mês de junho do ano que vem.
As informações constam da Portaria 1.321 do INSS, publicada no Diário Oficial da União. A prova de vida tem o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos.
Confira o novo calendário
Como fazer a prova de vida
A prova de vida do INSS, para a grande maioria dos segurados, é feita nos bancos. Em geral, os beneficiários são informados da necessidade de atualização cadastral pelos terminais de autoatendimento das agências bancárias ou nos guichês de caixa.
Nos casos em que os aposentados e os pensionistas têm biometria facial cadastrada nos bancos de dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e dos Detrans (Departamentos de Trânsito), a prova de vida pode ser feita de forma digital (por meio de selfie), no aplicativo Meu INSS.
Já as pessoas com mais de 80 anos de idade ou que não tenham condições de se locomover podem solicitar a visita de um servidor do órgão para a realização da prova de vida anual domiciliar ou hospitalar. O pedido pode ser feito pela central telefônica 135 e pelo aplicativo, ou pelo portal Meu INSS, mesmo que o idoso ou o incapacitado de se locomover não tenham um procurador ou um representante legal cadastrado junto ao instituto.
Quem perdeu o prazo da prova de vida terá o benefício suspenso. Após a suspensão do pagamento, se a prova de vida não for feita num prazo de até seis meses, o benefício será cessado. Neste caso, é preciso que o segurado solicite a reativação do benefício pelo Meu INSS.
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