A artista e ativista We'e'ena Tikuna fez sucesso nas redes sociais após criar bonecas de pano inspiradas na etnia Tikuna, a mais populosa da Amazônia. A linha de bonecas com 12 modelos tem o objetivo de difundir a cultura dos povos originários no Brasil para crianças.
Leia também: Lula lidera o cenário eleitoral para 2022 com 41,3% dos votos, aponta pesquisa CNT/MDA
“Quando a criança recebe a boneca, contamos a história das pinturas e dos grafismos da cultura, carregando toda a simbologia e identidade”, contou We'e'ena ao Jornal da Tarde. Em publicação nas redes sociais, a artista reforçou a importância de contar a própria história: "Nós indígenas somos os próprios protagonistas da nossa história."
A artista se mudou para o Rio de Janeiro em 2018 e começou a desenvolver seu trabalho em eventos de design e moda. Hoje, trabalhando com bonecas e roupas, We'e'ena acumula mais de 100 mil seguidores no Instagram.
Leia também: Polícia encerra festa clandestina com 620 pessoas na Zona Oeste de São Paulo
Grande parte da renda obtida com a venda das bonecas e das roupas retorna para comunidades indígenas. “Muitas das aldeias não conhecem ou não têm contato com o mercado online. Então, como eu tenho esse conhecimento, consigo trazer esse lado da mídia para ajudar as comunidades”, contou a artista.
Veja a reportagem completa do Jornal da Tarde desta segunda-feira (5):
REDES SOCIAIS