Notícias

Estado de São Paulo registra menos de 9 mil internados em UTI por Covid-19 após quatro meses

Última vez que o estado registrou menos de 9 mil pacientes em UTI foi em 8 de março


05/07/2021 17h19

O estado de São Paulo registrou, nesta segunda-feira (5) 8.977 pacientes em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de Covid-19. É a primeira vez em quatro meses que o estado registra menos de 9 mil internados. A última vez que isso aconteceu foi em 8 de março, quando haviam 8.977 pacientes em leitos de terapia intensiva.

Com este número, São Paulo registra uma taxa de ocupação de leitos de UTI de 71,6%. Na região metropolitana da capital paulista é de 65,8%. Caso a taxa fique abaixo dos 70%, é possível que haja uma mudança nas regras do Plano São Paulo, que lida com a reabertura de comércios.

A redução também é verificada na demanda por leitos de enfermaria. Atualmente, há 8.872 pacientes em enfermaria, número que baixou quase mil internações desde a última sexta-feira (2).

Efeito da vacinação

Na última quarta-feira (30), o governo de São Paulo anunciou que 53% da população adulta do estado recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. O percentual de imunização completa, isto é, com as duas doses no caso das vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, ou dose única, no caso da Janssen, é de 18%.

Uma procura menor por leitos de enfermaria ou de UTI para tratamento de Covid-19 pode estar ligada com o avanço na campanha da vacinação no estado, que tem alta taxa de eficácia contra casos graves e de internação.

O estado planeja aplicar a primeira dose da vacina em toda a população adulta até o dia 15 de setembro. O calendário atualizado está disponível na plataforma Vacina Já.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças