Após assassinato de presidente, Haiti entra em estado de sítio
Jovenel Moise foi morto a tiros em sua casa. Primeiro ministro interino colocou o país em estado de sítio após o ataque
07/07/2021 15h15
Jovenel Moise, presidente do Haiti, foi assassinado a tiros em um ataque a sua residência na manhã desta quarta-feira (7). A informação foi confirmada pelo primeiro-ministro interino do país, Claude Joseph. Além do anúncio da morte, ele também colocou o país em estado de sítio.
"Acabo de presidir uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros e decidimos declarar o estado de sítio em todo o país", disse Joseph em pronunciamento.
Em seu pronunciamento, Joseph informou que a mulher do presidente, Martine Moise, foi ferida no ataque e está hospitalizada. Mas, momentos depois, sua morte também foi confirmada.
O atentado ao presidente aconteceu em meio uma onda de violência política no Haiti. O país está dividido e enfrenta uma crise humanitário devido a falta de alimentos. Inclusive, na semana passada, o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) condenou a violência no país.
Leia também: Diretor da OMS aponta que o mundo ultrapassou as 4 milhões de mortes por Covid-19
Moise assumiu a presidência do Haiti em 2017 e desde então sofre com protestos da oposição, que o acusaram de tentar impor uma ditadura no país. Ele sempre negou as denúncias.
REDES SOCIAIS