Notícias

CNBB cobra apuração "irrestrita e imparcial" de denúncias da CPI da Covid

"Trágica perda de mais de meio milhão de vidas está agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia", afirma a entidade em nota


09/07/2021 17h50

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, nesta sexta-feira (9), uma nota cobrando apuração "irrestrita e imparcial" das denúncias sobre irregularidades cometidas pelo poder público na pandemia de Covid-19.

Segunda a nota, considerada dura para os padrões da CNBB, a entidade busca “defender vidas ameaçadas, direitos desrespeitados e para apoiar a restauração da justiça, fazendo valer a verdade”.

“A trágica perda de mais de meio milhão de vidas está agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia da covid-19”, afirma a entidade, numa referência indireta ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Um inquérito aberto pela Procuradoria-Geral da República (PGR) investiga Bolsonaro por prevaricação.

“Apoiamos e conclamamos às instituições da República para que, sob o olhar da sociedade civil, sem se esquivar, efetivem procedimentos em favor da apuração, irrestrita e imparcial, de todas as denúncias, com consequências para quem quer que seja, em vista de imediata correção política e social dos descompassos”, complementa.

Assinam o documento Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB; Dom Jaime Spengle, arcebispo de Porto Alegre (RS), primeiro vice-presidente da CNBB; Dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima (RR), e segundo vice-presidente; e Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da entidade.

Assista a reportagem do Jornal da Tarde desta sexta-feira (9):

Leia também: Pesquisa mapeia 109 mutações do Sars-CoV-2Estilista cria saco de dormir impermeável e não inflamável para moradores de rua

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças