Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Peter Skitterians/Pixabay
Peter Skitterians/Pixabay

No Estação Livre desta sexta (9), a pauta é bolsa de estudos. Fenômeno cada vez mais comum no Brasil, a fuga de cérebros foi assunto de uma das reportagens da atração.

"A fuga de cérebros é quando o país não consegue criar oportunidades para os cientistas e pesquisadores formados nas suas universidades. Quando você não tem essa absorção e esses cérebros vão trabalhar fora, o país fica formando pessoas, intelectuais, pesquisadores, cérebros, para outras economias", explica o professor da USP Dennis de Oliveira. 

Para o educador, o clima político do país sob o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) também contribui para o fenômeno. "Você tem um ataque à ciência, um ataque à pesquisa, à universidade. Então não só você não tem oportunidades, como esses cérebros ficam muito pouco à vontade de trabalhar num país com essa narrativa que é hegemônica hoje e vão para fora", afirma. 

É o caso da mestranda em Saúde Pública Jhulia dos Santos, bolsista na Universidade de Bristol, na Inglaterra. "A conjuntura atual modulou minha escolha de buscar uma oportunidade fora do país", afirma. 

De acordo com Jhulia, as desigualdades do Brasil tornam os desafios são ainda maiores: "Acredito que é mais difícil apra nós que somos da periferia, para grupos como pessoas negras, indígenas e outras minorias étnicas pensarem que uma oportunidade de estudo fora também pode ser algo nosso. Ter uma pessoa naquele espaço que conseguiu essa outra possibilidade faz diferença, só que a gente precisa ainda de mais coisas, de estímulos e projetos que de fato direcionem as pessoas que têm esse desejo de estudar no exterior a fazer isso". 

Assista à reportagem:


Para falar sobre educação, a apresentadora Cris Guterres recebeu a empresária Sauanne Bispo e a educadora Eliane Leite para conversar sobre a falta de perspectiva de se encontrar trabalho e os caminhos de conquistar oportunidades de estudo no exterior.

Assista ao Estação Livre na íntegra:


O programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras, e agora, completa a faixa semanal das 22h, com o Estação Livre.